segunda-feira, 27 de abril de 2009

Memória e Aprendizagem
A memória é uma função cerebral importante porque está diretamente relacionada ao processo de aprendizagem. Todo o nosso conhecimento e as nossas habilidades são armazenados em diferentes formas de memórias, permitindo a nossa orientação no tempo e no espaço. A representação do conhecimento se dá dentro deste contexto da memória, e seus processos nos permitem armazenar e resgatar estas informações para o seu uso em atividades diárias e futuras.
Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
A memória surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas, quase sempre, quando necessária.
Há várias estratégias que ajudam na fixação da memória como: sistemas de palavras associadas, sistemas de palavras-chaves, imagens interativas, etc. Dessa forma, acredita-se que o conhecimento permanecerá mais tempo na memória e a capacidade de recuperá-lo será melhor. A disposição da organização da informação na memória também facilita as suas operações, melhorando o nosso desempenho quando queremos recuperá-las.
O hipocampo ajuda a selecionar onde os aspectos importantes para fatos e eventos serão armazenados e está envolvido também com o reconhecimento de novidades.
A informação, quando recuperada, não é reproduzida do mesmo modo como foi armazenada. Por isso se afirma que a memória é um processo ativo, dado que os seus materiais sofrem alterações: muita informação se perde, outra se transforma com o decorrer do tempo e com as experiências vividas. Não reproduzimos fielmente o que adquirimos o que retivemos: selecionamos, excluímos e alteramos.
Sem memória os processos de aprendizagem estariam sempre a iniciar-se, estando em causa todo o processo de adaptação do ser humano: é a partir de aprendizagens retidas que se processam novas aprendizagens. É a memória que permite que as aprendizagens se mantenham e que possam ser usadas quando necessário.

Vanessa Gesso