terça-feira, 5 de maio de 2009



Memória no Aprendizado

A memória é essencial para a vida humana, sem ela não há aprendizado.
O que se passa ao longo da vida fica armazenado, Isso são as recordações as lembranças que fazem com que essas memórias retornem,
Algumas lembranças parecem não serem recordadas, são as memórias inconscientes, mas quando algo nos remete á aquele determinado assunto nosso cérebro traz essa recordação a tona, um som uma imagem ou até mesmo um cheiro pode trazer recordações. Assim se tem mais caminhos para o resgate dessa memória no cérebro.
Relacionar imagens, por exemplo, em algum aprendizado pode ajudar a relembrar o que parecia estar esquecido, por isso é importante um professor sempre relacionar assuntos a alguma coisa do cotidiano.
Uma das formas de funcionamento do cérebro ocorre quando ele capta informações e as analisa transformando estímulos em conhecimentos, isso ocorre quando as células nervosas são requisitadas lembrando o que já foi aprendido.
Conhecimento prévio é muito importante, pois a partir do que já se sabe, ou seja, do que o cérebro já tem arquivado se torna mais fácil a construção de novos conhecimentos e de que eles sejam guardados na memória.
As informações captadas passam de um neurônio para outro, pode ser comparado á galhos de árvores criando vários caminhos que quando esses se encontram e ocorrem as sinapses a comunicação entre os neurônios, quanto mais conexões, ou seja, mais sinapses o resultado é mais memória. (REVISTA ESCOLA 08/2008)
Compreender como ocorre o processo da memória é muito importante para profissionais da área de educação, pois assim estes conseguem desempenhar trabalhos interessantes para que seja melhor fixado na memória de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário