quinta-feira, 11 de junho de 2009

Aulas práticas na disciplina de Ciências


As aulas práticas na disciplina de ciências deveriam ocupar um lugar central no ensino de modo que um aluno seja integrado no mundo de ciências de forma que este seja capaz de produzir um saber científico.
Atualmente, só é possível ter um aluno com consciência crítica quando ele tem a oportunidade de pensar, questionar, criar, formular hipóteses e obtiver as respostas destas hipóteses.
Dessa forma, a formação de uma atitude cientifica esta ligada ao jeito como se constrói o conhecimento. Em aulas práticas ou de campo, o aluno consegue desenvolver certos tipos de habilidades ligadas aos processos científicos que na teoria ele não consegue, tais como: capacidade de observação, medição, classificação, controle de variáveis, interpretação de dados e conclusão, todos esses fatores podem ser realizados na aula de ecologia por exemplo. O desenvolvimento das aulas de Ciências e Ecologia em um ecossistema terrestre natural favorece a manifestação de sensações e emoções nos alunos, as quais normalmente não se manifestariam durante as aulas teóricas.
Sendo assim, as aulas práticas servem como estratégias abordadas na teoria em sala de aula, do modo que os alunos tenham uma nova visão sobre o mesmo assunto. As aulas práticas de ciências proporcionam espaços para que o aluno seja atuante e construtor dos seus conhecimentos, aprendendo a interagir com suas dúvidas, chegando à conclusão e até mesmo à aplicação desses conhecimentos por ele obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário