sexta-feira, 12 de junho de 2009


Memória e Ensino

A memória é essencial para a formação da personalidade do indivíduo. Ela grava apenas o que foi aprendido e guarda informações que em algum momento da vida serão ativadas.
Na educação escolar uma boa memória é requisito para uma boa aprendizagem, mas para que a memória do aluno seja ativada para aprendizagem do conteúdo o professor tem que oferecer algumas conexões com a sua realidade, usando abordagens diferentes e estimulando outros sentidos, assim é importante recordar os conteúdos da aula anterior e formar os ganchos para diferentes estratégias de ensino.
Algumas estratégias de ensino proporcionam ao aluno melhor fixação do conteúdo. Quando se relaciona o novo conteúdo com os anteriores faz com que as informações sejam assimiladas facilmente, usar recursos de som, imagem, fantasias, humor permite que várias áreas de cérebro sejam ativadas, estimulando a memória. No fim da aula conversar sobre o conteúdo estudado, o aluno faz uma releitura do que aprendeu. Essas estratégias entre muitas outras de ensino permite que a aprendizagem se torna prazerosa para o aluno e até mesmo permite que o conhecimento adquirido dure por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário