quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Visão de Professores do Ensino Fundamental sobre Sexualidade

A palavra sexualidade é geralmente ligada diretamente a sexo, porém esse tema é muito diverso e abrange diversos fatores.
Teoricamente já se sabe que sexualidade envolve diversos assuntos dentre eles a identidades de gêneros, a diversidade sexual, as configurações familiares, o prazer, o desejo, as doenças sexualmente transmissíveis. (RIBEIRO et al, 2008, p.5)
Dentre os espaços sociais possíveis de se tratar do tema, a escola é um dos principais, pois é ali na escola onde crianças e adolescentes passam grande parte de sua vida, o docente tem um papel fundamental assim como a família na construção da personalidade do adolescente, com exemplos e ensinamentos.
Nos PCNs a sexualidade é tratada como um tema transversal, não se encaixando em nenhuma disciplina específica, assim entendo que a sexualidade pode ser trabalhada por professores de diversas disciplinas.

Nas escolas o tema vem sendo pouco utilizado pelos professores, muitas vezes por receio ao trabalhar o tema ou até mesmo por falta de conhecimento, dessa forma os alunos não tem as informações necessárias, e quando é realizado trabalhos neste sentido acontecem somente em disciplinas de ciências ou educação física e ainda assim somente com as ultimas séries do ensino fundamental.

Pesquisas com adolescentes com relação à sexualidade são em geral mais comuns. A partir desse ponto surge à necessidade e curiosidade da realização de pesquisas também com os professores, pois pouco se fala sobre o que o docente pensa em relação ao assunto.
A realização de pesquisas com o tema sexualidade é usual, ainda assim o tema gera diversas dúvidas e discussões assim esta, terá como objetivo observar a visão dos professores do ensino fundamental sobre sexualidade, conceitos, tabus, preconceitos, disciplinas que trabalha com o tema e observar as dificuldades dos professores para utilizar o tema nas salas.
O trabalho será realizado em escola pública, com realização de entrevistas e seguirá em caráter qualitativo a partir disso elaborei meu projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso), aonde venho contribuir com estudos neste tema, que é tão abrangente, assim poderei colaborar com o trabalho docente nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário