segunda-feira, 1 de junho de 2009

Memória

Memória

É impressionante de como a nossa memória tem e desenvolve um papel fundamental no nosso corpo, e é a base para todos os outros sentidos. Ela nos faz recordar de cheiros, gestos, manias, lembranças que não usamos há algum tempo ou até recordações que fica guardado no nosso subconsciente, que não sabemos que está ali, mais quando o nosso cérebro manda a mensagem, rapidamente lembramos e codificamos o comando para assim efetuar a tarefa a ser realizada.

Com relação ao texto sugerido, Lembre-se: sem memória não há aprendizagem, publicado pela revista Nova Escola, de autoria da Paola Gentile, achei muito interessante, pois ele retrata claramente o poder da memória sobre o ser humano, pois ‘’Somos aquilo que recordamos’’, como conceitua Ivan Izquierdo, para o autor não conseguimos entender um texto sem lembrar do significado das palavras e a estrutura do mesmo. Assim, precisamos ter recursos visuais, auditivos para poder gravar melhor em nossa memória sem esquecer.

Um bebê de 9 meses já tem praticamente os neurônios definidos, mas são poucas pessoas que se recorda dos primeiros 4 anos de idade, assim de acordo com a idade nos seres humanos vamos fixando aos poucos cada etapa da nossa vida. Mais quando vamos chegando à velhice onde a memória não é muito estimulada podemos a começar a esquecer algumas coisas, ou seja, a memória pode falhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário