quarta-feira, 3 de junho de 2009


O Uso de Metodologias Alternativas em Sala de Aula.



Hoje se sabe que o conhecimento é o maior recurso para todas as atividades, e com ele, o desenvolvimento científico e tecnológico, leva uma nação a se inserir com sucesso no mundo contemporâneo e possibilitando desenvolvimento humano sustentável (UNESCO, 2005).
Uma melhor construção de conhecimento ocorre com a utilização de meios para tornar o ensino teórico o mais atrativo possível. Como acadêmica e futura docente, acredito que a utilização de algumas metodologias alternativas são de grande importância para o aprendizado, tornando alguns assuntos complexos de fácil entendimento.
O “ensino de Ciências é fundamental para a população não só ter a capacidade de desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, mas para despertar vocações, a fim de criar estes conhecimentos.” (UNESCO).
A maioria das práticas utiliza a ciência de alguma forma, mas ganhou novos significados muito diferentes, e pode estar configurada nos conceitos de ciências de filósofos como David Hume, John Stuart Mill, Karl Popper (WORTMANN, 2008).
As utilizações de metodologias alternativas já são mais utilizadas, uma dessas é o uso de imagens para fixação visual de algum determinado tema. “o ensino e a construção de conhecimentos em ciências ocupa um lugar de destaque, tanto na educação formal, quanto na não formal, e nesse contexto, destaca-se o papel da linguagem, a linguagem gráfica o desenho está inserida neste contexto (COSTA et al, 2006).
A utilização de práticas em diversas áreas das ciências faz com que diversos temas se tornem mais fáceis, sem dúvidas isso traz vantagens tanto para o aluno em termos de fixação das matérias e para o professor, pois a utilização desses recursos alternativos facilita a compreensão do aluno onde pode ser realizado o aprofundamento das matérias aplicadas e também ajuda na construção de idéias.
Quando um determinado assunto melhor fixado poderá ocorrer uma continuidade de raciocínio que facilitará no entendimento de outras teorias, ou seja, o ideal é associar a utilização de metodologias alternativas e a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário