terça-feira, 16 de junho de 2009


Onça Pintada

A preocupação mundial com a biodiversidade faz crescer os programas que mapeiam, e planejam a preservação dos animais. As tecnologias aplicadas às espécies selvagens como inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embriões, são caminhos para proteção das espécies ameaçadas de extinção.
A onça pintada (Panthera onça) maior felino e predador terrestre da América esta no topo da lista dos animais em extinção, a caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do número desses animais.
Os projetos voltados à onça pintada são inúmeros no Brasil, dentre muitos um que se destaca é a preservação do material genético em que, a partir do material orgânico, procuram identificar a melhor estrutura genética em relação às diferentes espécies desse carnívoro, buscando respostas para as doenças que ocorrem nesses animais.
As técnicas genéticas aplicadas a esses animais buscam garantir a preservação e conservação das espécies. Pois a diminuição da população da onça pintada vai resultar na quebra da cadeia natural. A primeira conseqüência será o crescimento desordenado dos animais que são predados por elas como alimentos, essas presas terão condições de se reproduzirem facilmente, ocasionando um aumento de sua população, quando isso acontecer, aquele que donimar o território terá mais facilidade para matar quem esta abaixo da cadeia alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário