sexta-feira, 12 de junho de 2009

Medicina Indígena


O uso da planta como medicamento é tão antigo quanto o aparecimento da humanidade. Os índios são os principais conhecedores da flora medicinal e dela retiram os mais variados remédios, e os empregam de diferentes formas em diferentes enfermidades
Para entender a medicina indígena é preciso entender um pouco sobre mitos e rituais, uma vez que a cultura influencia diretamente a saúde e o modo como lidam com o próprio corpo. De maneira geral, nas aldeias indígenas o tratamento e a cura das doenças é feta pelos Pajés através de rituais com elementos mágicos e místicos, esses poderes podem ser usados tanto para curar quanto para provocá-las, por esse motivo é comum atribuir o surgimento de doenças aos feitiços.
A medicina indígena é um recurso para a cura das doenças quando se esgotarem os recursos científicos, porque eles lidam principalmente com a fé, assim como outras medicinas alternativas. Isso tudo não quer dizer que as plantas utilizadas pelos Pajés sejam descartadas pela medicina tradicional, pois muito das plantas utilizadas possuem os princípios ativos comprovados, e muitas outras vem sendo objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que procuramos nas farmácias. Cerca de três quartos de todas as drogas medicinais de origem vegetal hoje conhecidas provêm de fórmulas aperfeiçoadas pelos índios.
O fato é muitas das doenças que os indígenas lidam em suas tribos são tratadas por suas próprias práticas médicas, as doenças desconhecidas por eles acabam levando-os a morte, por esse motivo a expectativa de vida indígena é menor que do homem urbano, que possui acesso fácil a hospitais, laboratórios e farmácias.
Hoje em dia há recursos médicos melhores que estão em alta e as práticas indígenas e a medicina natural estão em baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário