segunda-feira, 1 de junho de 2009

Qualidade microbiológica de saladas com maionese consumida nos restaurantes da cidade de Tangará da Serra-MT

A segurança alimentar hoje em dia é fato muito importante para as pessoas, pois ter uma alimentação com qualidade é fundamental para uma vida saudável. Com base nisso e vendo que a alimentação é uma preocupação mundial, escolhi fazer minha monografia sobre qualidade microbiológica de saladas com maionese consumida nos restaurantes da cidade de Tangará da Serra- MT.

A maionese é considerada um alimento tradicional em restaurantes, quando não processada e armazenada de forma adequada torna-se um excelente meio para multiplicação e crescimento de microorganismos contaminantes, com destaques para as bactérias, que possuem rápido desenvolvimento. Estes contaminantes se dão devido ao armazenamento como já foi citado, mas também pelo falto de Mato Grosso ser muito quente, assim pode ser prejudiciais a saúde.

As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas por agentes, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Essas doenças são síndromes que afetam o consumidor final.

A Samonella sp é uma bactéria encontrada amplamente na natureza, e quando não armazenadas corretamente as saladas de maionese, podem gerar essas bactérias, que causam infecção. Os sinais e sintomas dessa infecção aparecem de 12 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado, e os sintomas mais comuns são diarréia, náusea, vômitos, dor de abdominal ou cefaléia, que a dor de cabeça.

Assim para a realização dessa pesquisa, irei coletar amostras de salada de maionese em cinco restaurantes da cidade, com recipientes esterilizados e adequados para a coleta. E em máximo uma hora, devido ser um alimento perecível levarei ao laboratório de Microbiologia da UNEMAT, onde já estará tudo pronto para o recebimento dessas amostras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário